Na última quarta-feira, 14, a CW divulgou o trailer da quinta temporada de The 100. O vídeo com quase quatro minutos mostra os grupos que sobreviveram ao Praimfaya além dos passageiros da nave que chegou na Terra no final da temporada passada.

Confira nossa análise do trailer e deixe suas percepções pessoais nos comentários. Essa análise é baseada nas nossas noções pessoais e embasadas no que já foi divulgado oficialmente até agora.

Clarke após o Praimfaya

O trailer começa com Clarke sozinha poucos meses depois que o segundo apocalipse destruiu toda a Terra. Ela comenta que ficou a dois meses sozinha, então é provável que tenha encontrado Madi apenas depois desse tempo. Como ela encontrou a menina ainda é um mistério.

“É como se nunca estivéssemos estado aqui”, ela diz se referindo ao que o lugar se tornou.

Das cinzas para as cinzas

Dá para perceber que em seu tempo de peregrinação, Clarke percorreu inúmeros lugares da Terra, incluindo Arkadia e Polis, a qual ela comenta estar reduzidas a escombros impossibilitando o acesso ao Bunker.

O trailer mostra que ela continua entrando em contato com Bellamy todos os dias, como vimos no final da quarta temporada, e grande parte do trailer é ela narrando eventos no rádio.

Sobrevivência no espaço

Ainda no início, o trailer mostra o grupo do espaço, que sobrevive comendo as algas produzidas por Monty.

Eden: o paraíso terrestre 

“Espere até ver esse lugar”, Clarke fala no rádio. Nesse momento já devem ter se passado alguns meses e em sua jornada ela acabou encontrando o Eden. Como um verdadeiro paraíso, o lugar tem muita vegetação, alimentos e cores vibrantes bem diferentes do amarelado do resto do mundo.

Pelo trailer não é possível saber se existem humanos sobrevivendo no local, mas levando em consideração que existem animais, pode ser bem possível que existam sobreviventes. Um dos motivos que nos leva a acreditar nisso é Madi, que provavelmente não sobreviveria dois meses sozinha sem auxilio de alguém adulto quando ainda era criança.

Madi e sua relação com Clarke

Como já sabíamos, Madi e Clarke nutrem uma relação de mãe e filha e dá para perceber no trailer que Clarke zela muito pela segurança da menina. Madi conhece a história da vida de Clarke, incluindo os rostos dos seus amigos que foram desenhados por ela durante os anos.

A Arca e a nave de prisioneiros da Eligius

No trailer dá para perceber que a presença da nave da Eligius é notada pelo grupo no espaço, que tentam se manter escondidos afim de descobrir a real intenção dos passageiros desconhecidos. Também temos fortes indicações de que ambos os grupos se encontram antes da nave chegar na Terra.

Primeiro temos uma cena onde aparece o grupo reunido na nave que os levou ao espaço, e em determinado momento essa mesma nave aparece se acoplando a uma outra nave, que pode (e deve) ser a da Eligius.

“O que acontece quando essas pessoas chegarem no chão?”, Echo questiona. Confirmando que eles tinham conhecimento de que existiam pessoas na nave. Teria o grupo do espaço ido até a nave de prisioneiros afim de descobrir mais sobre essas pessoas misteriosas? É provável que sim. E mais provável ainda que encontram todos em sono profundo nas cabines de hibernação.

Em outro momento, vemos cenas de Murphy e Raven correndo sorrindo por um corredor, e pela aparência do local, sabemos que se trata da nave da Eligius. Assim como cenas onde Bellamy aparece em duelo com pessoas desse grupo desconhecido.

Sabemos que em determinado momento, uma parcela dessas pessoas em sono profundo irá acordar, mas não temos certeza se serão todos eles. Entenda mais daqui a pouco.

E se os monstros voltarem?

A nave de prisioneiros desembarca no Eden, eles sabem que o local é o único lugar habitável no planeta inteiro e não irão medir esforços para terem isso só para si.

“Você vai à guerra com o exercito que tem, e não com o que deseja”, diz a personagem Charmaine Diyoza, interpretada pela atriz Ivana Milicevic. Como a nave de prisioneiros suporta muita gente, o que não iria faltar seria um grande número de pessoas nesse exercito, então podemos acreditar que sim, grande parte deles ainda estão nessa espécie de hibernação.

Octavia e sua liderança sangrenta

Como conviver trancado com inúmeras pessoas diferentes, com pensamentos totalmente divergentes, em um bunker por seis anos e tentar manter todos em paz e harmonia? Esse será o maior desafio da Octavia, que admite não ter nascido para ser uma líder.

No trailer vemos algumas cenas de batalha, o que confirma que haverá duelos pessoais, provavelmente sendo a maneira encontrada por Octavia de garantir que as regras sejam seguidas. Os grounders gostam de provar sua força com duelos, então já era de se esperar algo assim.

“Ou você é Wonkru, ou é inimigo de Wonkru!” 

Quando ganhou o conclave no episódio 4×10, a principal causa defendida por Octavia era junção de todos os clãs, formando só um grupo, mas como já vimos anteriormente, alianças são facilmente quebradas em The 100 e a paz nunca é duradoura. E para que a ouçam, alguns mortos terão que ser adicionados a lista da rainha vermelha.

A batalha pelo Eden

Já ficou bastante claro que uma das principais tramas dessa temporada será a luta pelo Eden. Sabemos que o local é a casa de Clarke e Madi, e onde se concentra todos os recursos necessários para viver, na verdade, os únicos recursos restantes no mundo inteiro.

Com a chegada da nave de prisioneiros, Clarke terá que convocar um exercito de peso para contra-atacar esse grupo rival , então é certo que veremos as pessoas do bunker mais os sobreviventes do espaço batalhando lado a lado.

“São 241km através daquele deserto”

Como as gravações dos episódios finais aconteceram em um deserto, dá para supor que a batalha final pelo Eden irá ocorrer nesse mesmo terreno. Não sabemos a distância do Eden até Polis, mas podemos presumir que seja uma distância grande, e que para chegar até o paraíso terrestre será preciso fazer uma enorme caminhada.

As armas da Eligius

Outra parte importante do trailer é as armas da Eligius. Podemos perceber que a edição teve uma preocupação em mostrar que eles têm muito mais poder do que o grupo de Clarke. Como eles irão combater pessoas com armamento pesado e altamente tecnológico? A luta pelo Eden não irá ser nada justa.

Além de armas, alguns equipamentos de tortura também aparecem no vídeo, como um colar que dá choques na Clarke e uma espécie de robô que invade o corpo humano.

Obviamente não conseguimos comentar todos os detalhes do trailer, então se você percebeu algo importante e acha que deva ser acrescentado aqui, deixe nos comentários.

A 5ª temporada de The 100 estreia em 24 de  abril de 2018 na CW e será exibida no Brasil pela Warner Channel. As três primeiras temporadas se encontram disponíveis na Netflix!

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série, os livros e os atores? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil