Análise | Review The 100 S06E06 – “Memento Mori”

1
Divulgação: CW

CUIDADO COM SPOILERS! Essa é a análise do sexto episódio da 6ª temporada de The 100.

É com muita felicidade que eu começo a análise desse episódio dizendo que o The 100 Brasil acertou mais uma vez nas teorias! Mas, antes de chegar ao assunto principal do episódio, vamos falar sobre Diyoza e Octavia: uma amizade que tem tudo para dar certo.

Como vimos no episódio passado, Octavia foi levemente exposta ao surto temporal que rolou na floresta enquanto ela estava presa em uma espécie de areia movediça. Logo em sua primeira cena nesse episódio, a nossa Blodreina já aparece sofrendo os efeitos da anomalia – que ainda segue sendo um mistério. Após se oferecer para ajudá-la, Xavier vai com Diyoza até a floresta para colher um líquido de uma árvore. No caminho, descobrimos um pouco mais sobre Gabriel. Nossas teorias sobre o velho realmente ser o Gabriel original que, inclusive, criou a técnica que os Primes usam para transferir as mentes para outros corpos estava certa. Aparentemente, ele teve um “despertar moral” e ficou com nojo do que eles faziam para ter a imortalidade, virando-se contra seu próprio povo.

A tentativa de curar Octavia não funciona, mas Xavier faz outra descoberta: o movimento que o braço dela fazia era, na verdade, a escrita do desenho que representa a anomalia, que também chamava Diyoza. Parece algo um pouco mais sobrenatural que apenas uma rebelião, mas a anomalia provavelmente é um grupo de pessoas que tem a ver com Gabriel – será que é o nome dado aos Filhos de Gabriel?

Divulgação: CW

Enquanto isso, em Sanctum, Murphy fazia o trabalho sujo de espião a mando de Josephine para tentar convencer Bellamy a concordar com o acordo de ensinar os Primes a fazerem Sangue da Noite e conviver com a imortalidade deles. É ainda difícil dizer se Murphy realmente está ao lado de Josephine ou se está apenas tentando ganhar a confiança dela para traí-la depois, mas se ele realmente está disfarçando… Está fazendo um ótimo trabalho. Nem mesmo quem gosta muito do Murphy conseguiu defender ele nesse episódio.

Josephine também estava tentando convencer uma pessoa. Abby, que encontrou no plano “salvar Kane” o vício que ela largou dos remédios, não precisou de muito esforço para ser convencida a ensinar os Primes a fazer Sangue da Noite – embora ela não saiba, ainda, que a filha dela “morreu” por isso. Aliás, não sei vocês, mas eu não sei de onde tiraram essa ideia de que o Kane é a melhor pessoa entre eles. Tanto na Arca quanto na Terra, ele também participou de decisões desastrosas e não parece levar culpa alguma no cartório da mesma forma que Clarke e Octavia levaram. Única pessoa realmente e totalmente boa, que não fez nada de errado durante a série inteira, se chama Raven. Fim de história.

Falando nisso, que incrível a Raven estava nesse episódio. Para variar, né? É um alívio ver que ela é a pessoa que menos concorda com toda essa situação e que menos se contentará com esse lugar. NUNCA ERROU!

LEIA TAMBÉM: Análise | Review The 100 S06E05 – “The Gospel of Josephine”

Também foi interessante ver que Madi ganhará um plot próprio nessa temporada, já que ela ganhou um cargo de grande peso na série – mesmo que os Comandantes não tenham mais tanto poder em Sanctum. Confesso que estou curiosa para saber como esse Comandante sombrio influenciará Madi a se vingar dos Primes por Clarke – e meu sonho seria ver Madi se juntando a Octavia e até aos Filhos de Gabriel para isso.

Na análise do episódio passado, falei sobre o palpite de que a consciência de Clarke se manifestaria quando Josephine finalmente dormisse. E acertamos! Será que veremos um pouco do que Clarke passou ~em algum outro lugar~ enquanto Josephine tomava conta do corpo dela? Já estou ansiosa para ver um conflito entre a consciência das duas!

LEIA TAMBÉM: The 100 S06E07 | Clarke reúne-se com seu pai em cena promocional

Considerações adicionais sobre o episódio:

– Echo é uma das personagens mais incríveis que já passou por The 100. Sensacional ver a determinação dela em encontrar Bellamy e já estou curiosa para saber mais sobre esse bosque de “oferendas”

– Bellamy desolado foi tão triste de ver 🙁

– Vivi para ver as pessoas sentindo falta da Blodreina (e quero vê-la matando todos os Primes)

A 6ª temporada de The 100 é exibida todas as terça-feiras às 22h00 nos Estados Unidos pela CW. No Brasil, a Warner Channel exibe os episódios inéditos todas as quinta-feiras às 23h40.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS OFICIAIS: Twitter | Instagram | Facebook