Inspirados pela série The 100, especialistas em energia atômica da Universidade de Leicester descobriram que a série de ficção tem uma visão bastante otimista sobre catástrofes nucleares.

“No final da 4ª temporada da série ‘The 100’, seus heróis voam para o espaço para tentarem se salvar do apocalipse nuclear provocado por uma explosão quase simultânea de todas as usinas nucleares do mundo. A protagonista principal, na época, assegurou que o planeta ficaria seguro para habitação após 2.199 dias. Verificamos para ver se este é realmente o caso”, escrevem os autores da pesquisa na edição Journal of Physics Special Topics.

Segundo as atuais avaliações da ONU e da Agência Internacional de Energia Atômica, as usinas nucleares produzem cerca de 11% de toda a energia elétrica na Terra. Hoje em dia, em nosso planeta há cerca de 430 usinas nucleares estacionárias e quase 200 reatores flutuantes instalados em submarinos, quebra-gelos e usinas de energia flutuantes.

Ao usarem os dados sobre as explosões nas usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima, os cientistas britânicos tentaram calcular, quantos radioisótopos seriam lançados para a atmosfera em resultado de tal cataclismo e por quanto tempo o planeta ficaria inabitável para o ser humano.

Baseado nesses cálculos, Clarke Griffin teria apresentando um tempo bastante otimista, pois a dispersão de grandes volumes de césio-137 e outros isótopos de vida longa tornariam a Terra inabitável por 156 anos, e não apenas 5.

Nos primeiros anos depois da explosão, o nível de radiação seria de 35 vezes a mais que o normal e diminuiria os índices para mais ou menos seguros somente após cerca de 50 anos. Obviamente, os cientistas realçam que a série se trata de ficção, e que a maioria dos reatores modernos são equipados com vários sistemas de segurança que parariam as reações químicas.

Tradução: Sputnik Brasil

A 5ª temporada de The 100 estreia em 2018 nos Estados Unidos pela CW e no Brasil pela Warner Channel.

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série e os livros? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil

  • Looper Nฮฮɓ

    Não é possível a nave ser de prisioneiros pois eles só ficaram no espaço por 5 a 6 anos ‘-‘