Review The 100 S03E01 – “Wanheda – Part One”

0

A análise a seguir contém spoilers do episódio de estreia da terceira temporada de The 100.

A terceira temporada começa como tinha que começar. Dando explicações e nos apresentando novas tramas, personagens e um pouco do mundo criado pela série.

É fácil entender o motivo da CW ter enviado os quatros primeiros episódios para os críticos, um apenas não foi o suficiente para digerir todas as informações necessárias que nos foi apresentadas.

O episódio começa com Murphy preso no bunker, e logo somos apresentados a A.L.I.E – a enigmática personagem chave da terceira temporada-. É claro que os poucos minutos em que a personagem holograma aparece em cena não foram suficientes para entender toda sua complexidade e mistérios. Mas aprendemos por exemplo que ela é cópia de uma mulher que não tinha os mesmos interesses.

Murphy fica quase três meses preso sozinho, e quando está prestes a se suicidar, as portas do bunker se abre. Mais tarde descobrimos que a prisão foi ocasionada propositalmente por Jaha. Richard Harmon mostra um lado mais humano de seu personagem, mas sem se distanciar tanto do Murphy das temporadas anteriores. A sua personalidade ainda continua sendo a mesma, mas é como se no fundo ele entendesse que agora toda vida humana é preciosa, e que todo tipo de guerra só irá contribuir para a extinção em massa.

Jaha sempre foi um personagem “tanto faz” para os fãs, e os roteiristas vem e nos dão um verdadeiro tapa na cara com um enredo e uma temática incrível. Posso dizer com toda certeza que os momentos em que o personagem aparecia, era um dos que eu mais ficava grudado na tela, pronto para tentar desvendar algum enigma que eles jogassem para os fãs.

O Camp Jaha agora se chama Arkadia, e a paz reina nos três meses após o massacre em Mount Weather. Kane diz para Bellamy que o povo acredita que essa seja a nova paz verdadeira, mas nem tudo é mil maravilhas. Muitos personagens ainda sofrem com eventos passados, e o mais visível é Jasper. Não é para menos, o personagem perdeu sua namorada no final da temporada, e ainda tem que lidar com a dor de ver todos seus conhecidos e amigos desfrutando de itens da montanha, o local em que ele acreditou ser o paraíso na Terra. Constantemente bêbado, o personagem sem equilíbrio é quase morte enquanto acha graça de sua provável morte eminente.

raven-se-sentira-sozinha-lindsey-morgan-the-100-3-temporada

Raven continua sofrendo, e não podemos esperar outra coisa da nossa “Maria das dores”. A personagem tem um histórico gigantesco de sofrimentos, desilusões e machucados. Depois de perder seu namorado, e sua única família, ela ainda tem que lidar com o fato de não poder andar livremente, e sofrer constantemente com dor.

Abby continua desempenhando seu papel de comandante, mas a preocupação maior da personagem é sua filha, que está a três meses longe de “casa”. A personagem ainda tem que se desdobrar para fazer o papel de líder, médica e mãe. O problema é que parece que ela anda falhando nos três.

Bellamy encontrou um novo amor, e os produtores quiseram deixar o romance bem claro quando mostraram dois beijos do novo casal. Gina, a namorado de Bellamy, parece ser o tipo de mulher “família” e ela logo demonstra seu afeto dando um livro que a mãe dos Blakes costumava ler quando eram criança.

Shawn Mendes entra para série com uma mini participação. E devo dizer que me fez calar a boca e a de muitos fãs. O cantor teen mostra que além de uma bela voz, ele também tem talento para interpretação. Com uma cena forte, ele interpretou a canção “Add It Up” que se adequava ao momento, e que combinou de fundo com muitas cenas.

Lincoln e Octavia não estão bem, e é visível a preocupação dela sobre o futuro de Lincoln. Ela teme que ele deixe de ser quem realmente é, e vire apenas mais um sobrevivente da Arca. Uma das cenas mais importantes do episódio é quando Lincoln entra no quarto e vê que Octavia está dormindo na floresta, demonstrando que acima de tudo ela ainda se mantem leal ao seu juramento e continua sendo a grounder que sempre quis ser.

Clarke não teve muitos momentos nesse episódio, mas quando ela apareceu a atriz destruiu em cena. Depois de lutar com uma pantera, a personagem ainda teve sua primeira experiência sexual com uma mulher. Ela ficou três meses sozinha, ela precisava de um descanso, e precisava se descobrir.

Procurada por todos, e agora conhecida como Wanheda – nome que dá título ao episódio -, a personagem tenta a todo custo se esconder da Nação do Gelo e de outros grounders, que acreditam que a matando recebem seu poder. O episódio termina com ela sendo raptada pelo grounder Roan.

O episódio foi bom, teve grandes momentos, mas a gente precisava de mais. E com certeza iremos ter grandes respostas até o quarto episódio (assim esperamos).

The 100 é exibida todas as quintas-feiras no EUA pela CW. No Brasil a exibição acontecerá em março pela MTV Brasil.

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série e os livros? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil