ATENÇÃO: A análise a seguir contém SPOILERS do quinto episódio da quarta temporada de The 100. Leia por sua conta e risco!

Sabe quando, na vida, tudo finalmente parece estar se encaminhando para dar certo e, de repente, o universo decide colocar um obstáculo para deixar as coisas mais interessantes? Assim pode ser resumido o desfecho do episódio S04E05 – “The Tinder Box”, que merece um enorme destaque pelo roteiro repleto de reviravoltas imprevisíveis e de tirar o fôlego.

Nesta semana, nós vimos Octavia ser encontrada por Illian e levada até Arkadia, onde ela conseguiu avisá-los sobre o ataque de Azgeda que se aproximava. Por conta disso, eles conseguiram interceptar a batalha antes que ela chegasse até a nave e Clarke fez com que Roan desse uma chance a um acordo. O que ficou decidido foi que os dois clãs iriam compartilhar Arkadia caso não houvesse mais nenhuma outra solução, com 50 pessoas de cada lado – o que piora a situação dos Skaikru, mas também é melhor que nada. No entanto, isso ainda seria bom demais para ser verdade, não é?

Enquanto negociações aconteciam, Illian estava planejando provocar um incêndio para destruir a tecnologia de Arkadia, que ele ainda julgava ser a culpada pelas mortes que A.L.I.E. causou num passado não tão distando. Na ilha de Becca, Raven, Abby e Jackson buscavam informações sobre o sangue da noite, e para a surpresa de todos acabaram descobrindo algo a mais, uma particularidade sobre Raven, seu cérebro havia “absorvido” a inteligência de A.L.I.E, porém ela pode estar prestes a morrer. 

Com a descoberta de que o sangue da noite (nightblood) apenas pode ser obtido com zero gravidade, Raven descobriu junto um foguete que pode levar alguns passageiros novamente ao espaço para criar uma possível salvação para a raça humana. Mas será que será suficiente? Afinal um foguete necessita de MUITO combustível e obviamente alguém experiente e com algum tempo de treinamento para conduzi-lo. Tempo, palavra essa que a toda hora ecoa na cabeça dos personagens e que cada vez fica menor.

Enquanto Ilian coloca seu plano de destruir Arkadia em ação, botando em risco a salvação de todos, Clarke e Roan junto aos seus exércitos chegam em Arkadia, a tempo de presenciar a destruição e o fogo que se perpetuou pelo único lugar em que estariam a salvos.

Quem acompanha a jornada dos jovens desde o início sabe que as coisas nunca foram fáceis, mas agora ela está prestes a se tornar impossível. Esperamos que uma nova solução viável seja encontrada a tempo, e que pelo menos meia duzia de personagens saiam vivos dessa temporada.

#RIPArkadia

A 4ª temporada de The 100 vai ao ar toda quarta-feira nos EUA pela CW. No Brasil a série será exibida pela Warner Channel em abril de 2017.

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série e os livros? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil