ATENÇÃO: A análise a seguir contém SPOILERS do sexto episódio da quarta temporada de The 100. Leia por sua conta e risco!

“We Will Rise” traz de volta uma narrativa que o programa deixou de lado por um tempo, comparando diretamente os estilos de vida dos Grounders e o povo de Arkadia. As primeiras temporadas foram sobre isso, enquanto os 100 ficaram horrorizados com essas novas pessoas misteriosas, a vida na Arca era desagradável, bruta e curta também. É bom voltar a isso, particularmente agora que está tudo de cabeça para baixo e temos a Arca no poder com Ilian como prisioneiro.

Clarke e Nylah estão juntas, mas Nylah não está procurando nada mais que isso e claramente entende que Clarke ainda está sofrendo por Lexa. Clarke diz que quer Nylah lá para ela também conseguir se curar com o Nightblood, mas eu não acho que Nylah está realmente acreditando na solução. Estou feliz que a série está dando a Clarke e aos fãs espaço para se lamentarem honravelmente por Lexa e pela importância dessa relação, enquanto reafirmam, mais uma vez, que a Lexa não é uma única na vida de Clarke.

Sangue deve ser pago com sangue?

Após Ilian colocar fogo em Arkadia, e destruir a possível salvação da raça humana, é claro que o povo de Arkadia não iria querer deixar barato. Kane tenta proteger a todo custo e assegurar que Ilian fique vivo, mas seria meio impossível ele manter a salvo o personagem por muito tempo, que logo é condenado a uma execução, assim como aconteceu com Lincoln na temporada anterior.

Finalmente, parece que Octavia chegou a um ponto crítico, onde ela não pode mais segurar o que sente por dentro. Ela ainda não perdoou seu irmão, o que parece meio justo. “Octavia está morta. Ela morreu quanto você matou Lincoln.“, por mais que a gente saiba que Bellamy não tenha sido culpado, obviamente a Octavia ainda levará um tempo para entender isso. Ela deixa claro que Bellamy só está vivo por ser seu irmão, uma cena intensa e brutal de se assistir. Octavia se encarrega de executar Ilian, ela se sente culpada por não ter evitado que ele não destruísse Arkadia, mas todo mundo sabe que Octavia quer ver sangue independente da razão que isso venha a ocorrer.

Na cena em que ela executaria o personagem, Kane faz um discurso emocionante, lembrando do Lincoln, e trazendo a tona tudo que Octavia vem guardando desde a 3ª temporada. Uma cena forte, em que Marie conseguiu transmitir para quem assistia a dor que sua personagem sente por ter perdido o amor de sua vida.

Raven está destruindo intencionalmente sua mente, empurrando os limites com sua inteligencia provida de ALIE que Abby disse que pode matá-la. Mas essa é Raven, ela é capaz de se sacrificar para garantir a sobrevivência da raça humana, e é isso que faz ela ser uma das melhores personagens da série.

Nesse episódio vimos mais sobre o lado emocional de Luna. Após uma discussão de Raven e Murphy, Luna ajuda Raven a se acalmar após um ataque de raiva e nervosismos que a faz atacar Murphy. Se os escritores escreveram Luna e Raven como um possível casal, ainda não sabemos, mas é inegável que algo mágico nasce quando esses duas estão na mesma cena.

Clarke, Bellamy, Roan e alguns encarregados precisam entregar a última hidrazina restante para Raven e Abby. Mas como em The 100 nada aconece da maneira que achamos que irá ocorrer, a expedição que levaria os galões de hidrazina acaba virando uma versão de “Mad Max: Estrada da Fúria”.

Após um grounder de Arkadia roubar o caminhão e manter Clarke como refém, vemos uma cena incrível de ação, onde Bellamy e Roan tentam alcançar o caminhão de hidrazina e Roan realiza um salto espetacular seguido de uma luta enquanto o caminhão ainda andava. Felizmente Bellamy consegue ajudar Clarke a se salvar, mas eles não conseguiram salvar o mais importante no momento: a hidrazina.

Como todos os grandiosos enredos desta semana, o episódio termina pior do que começou: com Raven no chão se debatendo, espumando pela boca, após saber que o trabalho que ela fez não adiantaria já que eles perderam um galão de hidrazina que seria necessário para ela conseguir completar a missão.

A 4ª temporada de The 100 vai ao ar toda quarta-feira nos EUA pela CW. No Brasil a série será exibida pela Warner Channel em abril de 2017.

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série e os livros? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil