ATENÇÃO: A análise a seguir contém SPOILERS do segundo episódio da quinta temporada de The 100. Leia por sua conta e risco!

Como dito na review da semana passada, o segundo episódio da temporada mostrou o que não tivemos a chance de ver na estreia: a situação no bunker. É claro que a convivência de clãs tão diferentes em um único lugar pequeno durante tantos anos não seria algo simples, principalmente por conta do passado violento entre alguns deles. Por isso, o S05E02 – “Red Queen” pode ser descrito em apenas uma palavra: sangue.

Dividir o bunker entre os clãs e sortear quem sobreviveria não foi uma decisão fácil. E, como esperado, as consequências dessa escolha vieram. Neste episódio, vimos que a raiva de quem perdeu pessoas amadas para dar espaço aos outros povos fez uma rebelião perigosa surgir. Mesmo após o Praimfaya, os sobreviventes no bunker ainda precisam lidar com um inimigo talvez muito pior: a fome.

Com a destruição da Terra, a única porta de saída do bunker foi bloqueada por toneladas de destroços. Ou seja, eles estão presos. O racionamento de comida e outros suprimentos foram calculados de acordo com o tempo que eles precisavam ficar lá: 5 anos. Então, caso a solução demore para chegar, as pessoas começarão a passar fome. E, como esperado, esse tipo de notícia é suficiente para causar pânico em um grupo de pessoas que já está cansado de lutar para sobreviver.

Mas, na verdade, o episódio da semana deveria ser descrito em outra palavra: Octavia. Os quarenta minutos de cenas não mostraram apenas o que estava acontecendo no bunker, mas a evolução de uma personagem que já se tornou tão protagonista da série quanto Clarke. Depois de tomar a decisão de unir os clãs como Wonkru, Octavia teve que lidar com o fardo de ter uma liderança destinada e, ao mesmo tempo, não aceita por todo mundo, em suas costas.

Embora Jaha não seja alguém que o público goste, a conversa que ele teve com Octavia foi essencial para que ela entendesse que, às vezes, ser líder requer sacrifícios para um bem maior. Temos o exemplo das pessoas que morreram para salvar oxigênio na Arca e de quando Clarke sacrificou centenas de pessoas para salvar seu povo, tornando-se Wanheda. Nunca será algo fácil. Mas, como The 100 sempre mostra, é necessário.

Por isso, considerando toda a enorme evolução de Octavia desde suas primeiras aparições na série, a cena em que ela luta e mata os guerreiros que estavam em seu caminho foi tão marcante. Ao repetir “Você é Wonkru ou você é inimigo de Wonkru. Escolha!” antes de sujar sua espada com sangue, ela mostrou que está pronta para ser a nova Comandante. Mas, vendo a expressão em seu rosto nas cenas finais, assistindo as lutas sangrentas no bunker e decretando a morte dos perdedores – estilo jogos de Roma -, fica uma questão n ar: a que custo? Será que Octavia também ganhará a frieza de uma líder?

Enquanto isso, a quinta temporada iniciou trazendo mais uma morte do grupo original: Jaha. Não vamos negar que ele foi mais tarde do que deveria, né? Considerando todos os problemas que trouxe durante a série.

Kane e Abby não estão tão bem quanto achávamos que estariam. Aparentemente, o fato de Kane ter tirado a escolha de Abby sobre entrar no bunker quando ela achava que não merecia abalou a relação dos dois. Embora ele tenha se justificado e dito que precisava salvá-la porque a amava, Abby parece não estar em um bom lugar no momento. Bastante compreensível, né? Ainda mais considerando que ela nem ao menos conseguiu se despedir da filha – e nem sabe onde e como ela está.

A cena final do episódio deixou claro que o bunker se tornou um lugar sangrento, repleto de mortes e batalhas épicas – do jeito que The 100 está acostumada a fazer.

Observações finais:

– É interessante ver Gaia fazendo mais aparições na série

– Quero um compilado de 30 horas com as cenas de Octavia lutando <3

 

A 5ª temporada de The 100 vai ao ar toda terça-feira na CW após The Flash. No Brasil,a Warner Channel começará a exibir a nova temporada em 04 de junho. As quatro primeiras temporadas se encontram disponíveis na Netflix!

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série, os livros e os atores? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil