ATENÇÃO: A análise a seguir contém SPOILERS do quinto episódio da quinta temporada de The 100. Leia por sua conta e risco!

O quinto episódio veio para mostrar mais uma vez o quanto a quinta temporada de The 100 está repleta de qualidade, mesmo que ainda esteja apenas no começo. Até agora tivemos cenas cheias de ação, descobertas, reencontros e lutas. Acima de tudo, esta temporada está prendendo a atenção do público com os mistérios sobre o que aconteceu no bunker durante os seis anos, além do passado do povo de Eligius IV. E eles estão sabendo fazer isso muito bem, né? Cada final de episódio deixa um gancho de tirar o fôlego!

Assim como esperado, o episódio se concentrou na preparação para a guerra. Para chegar mais rapidamente até o vale onde o povo de Eligius se estabeleceu, Wonkru teria que atravessar um deserto que frequentemente continha tempestades de areia com vidro, herança do apocalipse. Mesmo sendo alertada sobre o perigo por Clarke, Octavia se mantém firme na decisão. Desde que o bunker foi aberto, pudemos perceber o quanto o exército de Wonkru é leal e, como diria Diyoza, fanático pela líder.

No episódio anterior, um soldado se jogou na frente de uma arma poderosa apenas para proteger Octavia. Neste, tivemos uma cena na qual guerreiros se reúnem em volta de Octavia durante a tempestade de areia com vidro, sendo cortados, mas não deixando de proteger sua líder. É muito interessante ver a forma que os seguidores de Octavia a idolatram e respeitam, o que aumenta ainda mais nossa curiosidade em saber o que aconteceu nos tempos sombrios do bunker.

Mas, como se já não bastasse estar em mais uma guerra, o povo de Wonkru encontrou mais um inimigo para combater. Embora ainda não tenham mostrado muitos detalhes, tudo o que sabemos é que existe uma espécie de verme (?) parasita que é capaz de entrar no corpo humano e envenená-lo. Tudo indica que, quando ele sai do organismo da pessoa, pode multiplicar os ovos também.

Ou seja, não entendemos nada sobre esse novo fenômeno que provavelmente também é mais um resultado do Praimfaya, mas podemos imaginar que ele irá causar muitos problemas ao decorrer da temporada.

No vale tomado pelo povo de Eligius, descobrimos que boa parte da população está doente e precisam de uma cura. Por isso, eles estavam tão desesperados para ter uma médica, embora Abby esteja cada vez mais distante devido ao seu vício nos remédios – algo que esperamos que seja mais explicado em breve. Isso nos leva a perguntar: com a morte das pessoas doentes de Eligius, além das vítimas que morrerão na batalha deles, quantas pessoas vivas sobrarão na Terra? Será que tem alguém se preocupando com isso?

Raven e Murphy não passaram tanto tempo isolados no espaço quanto imaginávamos. De volta ao solo, os dois tiveram alguns momentos de tortura antes de descobrirmos que talvez exista alguém em Eligius que possa ser confiável – e isso explica como os mísseis foram desativados misteriosamente. Mais um questionamento que está prendendo nossa atenção nessa temporada é: qual o passado de Zeke Shaw? Por que ele está com o grupo dos vilões se claramente não é um?

A cena final de Octavia ameaçando Bellamy foi uma das poucas coisas que faltava (se é que ainda precisava de algo mais) para mostrar que ela definitivamente não é a mesma pessoa. Depois de tudo que aconteceu, além do que ainda não sabemos, é compreensível ver que ela adotou a política de que amor é fraqueza. Ela, mais do que ninguém, tem motivos para isso, né? Só resta ver até que ponto a frieza dela vai levá-la. E, de acordo com seu olhar ao ver Bellamy beijando Echo, podemos esperar mais e mais ódio vindo dela – e esperamos que isso não prejudique permanentemente a essência da personagem. Força, Octavia!

Observações finais:
– Indra dizendo que ama a Octavia foi uma das cenas mais puras e bonitas que The 100 já mostrou!
– Diyoza ensinando Kane a beber álcool fez até parecer que eles eram velhos amigos, né?
– Madi falando sobre Murphy ser engraçado foi fofo (e a parte de Octavia ser a favorita também)
– Primeira cena da Raven no episódio e era sendo torturada. PLEASE, STOP!
– Vocês acham que o olhar de Clarke para Bellamy beijando Echo foi ciúme ou algo do tipo “logo ela, Bellamy?”? Estamos ansiosos para descobrir.

A 5ª temporada de The 100 vai ao ar toda terça-feira na CW após The Flash. No Brasil,a Warner Channel começará a exibir a nova temporada em 04 de junho. As quatro primeiras temporadas se encontram disponíveis na Netflix!

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série, os livros e os atores? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil