ATENÇÃO: A análise a seguir contém SPOILERS do sexto episódio da quinta temporada de The 100. Leia por sua conta e risco!

O sexto episódio da quinta temporada pode ter servido para que muitas pessoas deixem de gostar tanto da Octavia como antes, mas, na verdade, tudo que os roteiristas mostraram foi algo que já havia sido apresentado diversas vezes na série: a liderança não é uma posição fácil.

Sacrifícios e decisões difíceis foram coisas que tanto Lexa quanto até mesmo Clarke tiveram que enfrentar em seus dias de líder. E, quando falamos sobre a liderança de Octavia, temos uma grande diferença que deveria nos fazer relevar um pouco esse “lado ruim” que estamos vendo da personagem: nós não temos ideia do que aconteceu durante esses seis anos, especialmente em relação ao que eles chamam de ano sombrio, mas sabemos que foi ruim. Quem é que consegue carregar o peso de unir tantas pessoas em um espaço pequeno durante um período difícil e simplesmente permanecer a mesma pessoa?

Se dentro do bunker a união já era uma tarefa complicada, já podíamos esperar que Wonkru perdesse alguns números quando voltassem para a Terra. A falta de suprimentos e a chance de derrota em uma guerra só facilitaram para que mais pessoas se juntassem ao grupo de “traidores” que abandonaria Octavia para ficar ao lado de Diyoza. Apesar de dar a ordem de matar essas pessoas seja uma decisão exagerada e extremamente impulsiva, não dava pra esperar que Octavia aceitasse pessoas a deixando de uma forma tão simples e fácil – não depois de tudo que ela fez pra unir os clãs.

Entretanto, não há como negar que ela está cavando o fim do próprio império, começando pela relação complicada com o irmão. Se tinha alguém que podia falar algumas verdades para Octavia, este alguém era Bellamy. Só que não seria exatamente a primeira vez que eles brigariam, não é? O que for pra acontecer durante os próximos episódios certamente não fará Octavia voltar a ser quem era tão cedo.

Enquanto isso, Niylah apareceu de volta em uma cena com Clarke, mas somente para servir como uma ameaça ao segredo de Madi. Gaia também não havia tido tanta participação na temporada, mas surgiu por alguns instantes no episódio para deixar claro o que já sabíamos: ela ainda se mantém fiel à chama. Embora a atitude de contar a verdade para Octavia para que Clarke não corra perigo tenha sido bonita de ver, Madi pode ter complicado ainda mais as coisas.

Em uma situação na qual o povo de Wonkru já está tão sem esperanças, uma nova Comandante (com o sangue correto) poderia ser a luz no fim do túnel para algumas pessoas. Ainda mais considerando que Octavia perderá o respeito como líder em breve. Acho que o melhor que podemos esperar é que a pureza Madi, de alguma forma, ajude a restaurar a antiga Octavia.

Após deixar claro que Echo continua banida, o plano mudou para transformá-la no que ela faz de melhor: uma espiã. Mas, ainda que Echo tenha cometido alguns erros no passado, não há como ignorar que boa parte da rejeição que a personagem está sofrendo pelo público da série é por ser o novo par romântico de Bellamy. Se não fosse por isso (e pelos fãs que dão mais atenção aos casais da série), ela provavelmente seria uma das personagens badass mais adoradas pelo público, já que ela é uma das melhores guerreiras e uma das mais fortes nas cenas de luta. Além disso, Echo já mostrou diversas vezes que está fazendo o possível em seu caminho de redenção para ser bem aceita pelo grupo que a acolheu. Um exemplo disso é a cena final do episódio.

Echo foi muito esperta ao esconder o pen drive na ferida da menina, mas conseguir entrar com ele na nave inimiga não foi a tarefa mais difícil. O pior ainda está por vir, principalmente porque os novos habitantes de Eligius serão prisioneiros por algum tempo. Será que veremos uma boa parceria entre Echo e Raven para hackear o sistema e salvar o dia?

Observações finais:

– Emori e Murphy formam uma dupla e um casal incrível!
– Echo já pode fazer um curso intensivo de cirurgiã depois de enfiar um pen drive dentro de um buraco de bala com tanta facilidade, né?
– Um episódio inteiro sem Raven? Não dá!

 

A 5ª temporada de The 100 vai ao ar toda terça-feira na CW nos EUA e toda segunda-feira no Brasil pela Warner Channel. As quatro primeiras temporadas se encontram disponíveis na Netflix!

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série, os livros e os atores? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil