A 4ª temporada de The 100 terminou com um enorme gancho para a 5ª, com uma nave desconhecida chegando a Terra. Após os eventos de seis anos atrás, Clarke esperava encontrar seus amigos voltando, mas para sua surpresa um grupo nada amigável parece ter voltado.

Voltando ao início…

No episódio 4×05 – “The Tinder Box”, na cena onde Raven tem a alucinação de estar flutuando, poucos se atentaram para a conversa que Abby e Jackson tinham ao fundo. Na conversa, Jackson explicava a Abby que Becca tinha criado o nightblood para ajudar o corpo contra a radiação, dizendo que a princípio o sangue tinha sido desenvolvido para a Companhia Mineradora Eligius. Para aguentar missões espaciais de longa duração, os tripulantes foram postos em sono profundo e receberam o sangue especial afim de se proteger contra a radiação solar.

Mas o que é a Companhia Eligius? 

Pesquisando um pouco sobre para que servem minerações espaciais, descobri que inclusive existem pessoas que tem interesse real no assunto. Segundo o site Galileu, os empresários Larry Page e Eric Schmidt estão interessados em iniciar uma era de mineração espacial, eles pretendem extrair matérias-primas como ferro, níquel e até mesmo água de asteroides.

Se baseando nisso, a Companhia Eligius poderia ter uma missão parecida, talvez em um nível maior, como explorações interplanetárias. De qualquer maneira, a nave deles ficaram no mínimo 100 anos longe de vista da humanidade, já que nem a Arca tinha conhecimento sobre. Como viagens no espaço necessitam de longo períodos de tempo, os tripulantes estariam em sono profundo.

No filme Passageiros, os personagens são colocados em sono profundo, uma espécie de hibernação, onda a pessoa continua tendo suas funções funcionando, mas não envelhecem, para quando for a hora de acordar continuarem a missão proposta desde o início. Se a Companhia Eligius fez a mesma coisa, é provável que os tripulantes tenham saído da Terra antes da A.L.I.E ter destruído todo o planeta, e durante esses 100 anos acordados e realizado a mineração e agora depois desse tempo todo retornado a Terra.

Quem está dentro da nave que Clarke viu?

Poderiam ser só exploradores retornando a Terra, mas, eles não são apenas tripulantes, eles são prisioneiros. Porque prisioneiros estão retornando a Terra e não toda a tripulação enviada a missão? Daqui em diante vamos deixar a imaginação fluir um pouco…

Vamos supor que existisse uma sociedade assim como a Arca, em um lugar distante da galáxia, ou até mesmo tivesse acontecido alguma colonização em outro planeta (?) – afinal estamos no futuro e essa é uma série de ficção cientifica -. Essa nave poderia trazer prisioneiros exilados desse lugar, assim como aconteceu com os 100 no início da série, eles foram rejeitados pelo próprio povo e postos a prova para morrer, enviados novamente a Terra.

Obviamente tudo isso é apenas especulação e pode ou não ser real, mas é interessante analisar que os produtores estão a cada temporada tentando trazer mais elementos sci-fi para a série, e não seria nada estranho daqui a algum tempo surgir uma possibilidade de colonização em outro planeta (o que eu realmente iria ficar muito feliz em ver).

O que você acha da teoria? Comente suas expectativas e especulações sobre a nova temporada!

A 5ª temporada de The 100 estreia em 2018 nos Estados Unidos pela CW. No Brasil a série está sendo exibida todas as quinta-feiras na Warner Channel.

Quer ficar por dentro de TUDO sobre a série e os livros? Acesse nosso site diariamente e nos siga no Twitter: @The100Brasil