Confira nossa análise do pôster da 6ª temporada de The 100

1

A CW divulgou hoje, 27, o pôster oficial da 6ª temporada de The 100, e apesar de ter dividido opiniões – entre os que gostaram e os que detestaram -, ele nos passa uma ideia bem clara do que a série trará nesse novo ano.

Como de costume, vamos analisar o pôster e tentar desvendar as mensagens que ele quer passar ao espectador. Lembre-se: nossa análise é especulativa, ou seja, são as nossas teorias e opiniões baseadas no que sabemos até aqui sobre a nova temporada e a trama, podendo se confirmar ou não. Antes de começar, dê novamente uma boa olhada no pôster:

As cores 

Já na primeira olhada, uma das coisas que mais chama a atenção são as cores vibrantes, em especial o rosa e o azul. A cor azul pode  significar tranquilidade, harmonia, serenidade, e também está associada à monotonia, frieza e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

O rosa pode significar romantismo, ternura e ingenuidade. Tanto o vermelho quanto o rosa representam o amor. A cor vermelha representa calor e paixão, enquanto a cor rosa representa romance e charme.

Asas de anjo

É possível ver no sol as asas de um anjo, que os fãs logo ligaram à Monty e Harper, que morreram na última temporada garantindo o futuro de seus amigos. Mas também pode significar proteção, além de Madi, agora Clarke e Bellamy irão fazer de tudo para manter Jordan em segurança, então com certeza teremos muitos dilemas sobre proteção e o limite entre se arriscar e se manter a salvo.

Clarke e seu dilema 

Clarke Griffin é a única personagem que aparece no pôster, e pela primeira vez dentre todas as imagens de divulgação da série, ela está de cabeça para baixo. Geralmente vemos Clarke tomando a posição de líder, com o olhar para o céu e mostrando total confiança, o que é totalmente diferente do que vemos aqui.

Nesse pôster ela destoa do colorido contrastante, coberta por uma camada cinzenta, ela é a única parte escura da imagem. O lema da temporada, “encare seus demônios”, serve tanto para a Clarke quanto para qualquer outro personagem, mas sabemos que ela em especial é uma das pessoas que mais luta contra as lembranças de seu passado.

Essa provavelmente é uma das jornadas da nossa protagonista quando a série retornar, o reencontro com ela mesma. Ela vai conseguir seguir em frente mesmo após todos os acontecimentos, e mais do que isso, vai finalmente encontrar um local para viver em paz?

A mandala 

O local que vimos no pôster é bastante colorido e sua forma lembra muito a de uma Mandala.

Este símbolo geométrico místico representa o universo abrangente e é conhecido como o “círculo sagrado”. Mandalas foram usadas na prática espiritual por milhares de anos em diferentes religiões, culturas e contextos artísticos para evocar energias meditativas e de cura. Como círculos aparecem na natureza (sol, lua, flores…), acredita-se que a mandala se conecta ao mundo natural, representando a unidade e o ciclo da vida. A geometria sagrada da mandala chama nossa atenção para dentro, unificando o centro de nosso ser com o cosmos, atraindo um estado de harmonia e plenitude.

As mandalas também são vistas como representantes da psique humana e a interação entre nossos pensamentos e a realidade.

O lado negro do pôster

A mensagem inicial que o pôster passa pode até ser de um mundo com muito cor, harmonia e paz, mas ao virar o mesmo, as coisas começam a ficar mais obscuras.

O pôster da 6ª temporada ao contrário forma a silhueta de Baphomet, que representa matérias opostas (o bem e o mal, as trevas e a luz, o masculino e o feminino). Suas mãos apontam o céu e a terra, uma alusão à citação “assim na terra como no Céu”. Baphomet é considerado um demônio. Isso porque é um símbolo que está associado às ciências ocultistas, à magia, à alquimia, à bruxaria, ao satanismo e ao esoterismo.

A característica mais reconhecível de Baphomet é, naturalmente, a sua cabeça de bode. Sua cabeça monstruosa representa a natureza animal e pecaminosa do homem, suas tendências egoístas e seus instintos mais básicos. Oposto à natureza espiritual do homem (simbolizada pela “luz divina” em sua cabeça), este lado animal é independentemente visto como uma parte necessária da natureza dualista do homem, onde o animal e o espiritual devem se unir em harmonia.

Essas são apenas algumas das inúmeras teorias e sugestões sobre o que se trata o pôster. Você viu algo que ache interessante compartilhar? Utilize nossa seção de comentários para debater com outros fãs!

A 6ª temporada de The 100 estreia em 30 de  abril de 2018 na CW e será exibida no Brasil pela Warner Channel, que ainda não divulgou uma possível data de estreia.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS OFICIAIS: Twitter | Instagram | Facebook